POSTAGENS MAIS RECENTES DO BLOG

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SÉRIE PARÁBOLAS

Estaremos dando inicio a série parábolas.
Conheça algumas que passam despercebidas.

As parábolas têm em geral uma lição principal.


Parábola do consolo 
(Is 28:23-29)

Esse é um dos grandes capítulos do livro de Isaías e serve de introdu­ção à série dos seis ais (28-33). Isaías sem dúvida era um profeta de mui­tos ais, dos quais seis se encontram no capítulo 5. No capítulo 6, profere um ai para si mesmo: "Ai de mim".
Aqui, Isaías começa convocando o povo a dar ouvidos à parábola, a qual não interpreta sem levar em conta que os juízos de Deus são sempre proporcionais às transgressões dos homens.
Ellicott diz que: "a idéia presente no cerne dessa parábola assemelha-se à de Mateus 16:2-4: para discernir os sinais dos tempos, os homens dei­xam de empregar a sabedoria que utilizam na identificação dos fenô­menos comuns da natureza e no cul­tivo do solo. Assim como esse cultivo apresenta ampla variedade de pro­cessos, variando conforme o tipo de vegetação, também a semeadura e a debulha da lavoura espiritual de Deus apresentam uma diversidade de operações. O que essa diversida­de denota em detalhes é o que o pro­feta passa a mostrar, com o que po­demos chamar novamente de minuciosidade dantesca".
Os juízos de Deus não são arbitrários. Os mé­todos empregados pelos camponeses na agricultura são uma parábola do propósito de Deus ao disciplinar os seus. "O lavrador não ara e grada a terra o ano todo; ara e grada para que possa semear e ceifar. Da mes­ma forma Deus não pune para sem­pre; um futuro glorioso aguarda os redimidos". Isaías, o Profeta da Es­perança, assegura aos que ouvem os seus "ais" que, assim como o lavra­dor não debulha todos os tipos de grãos com a mesma severidade, as­sim também ele não enviará mais o seu povo para o deserto. Não é essa de fato uma verdade consoladora?
Poderíamos ater-nos longamente no uso que Isaías faz da linguagem metafórica e parabólica. Há, por exemplo, seu maravilhoso capítulo 40, tão cheio de cativantes símiles, no qual refere-se à eterna majesta­de e ao glorioso poder do Senhor, o qual "'mediu com a concha das mãos as águas [...] ou pesou os montes e os outeiros em balanças [...] Certa­mente as nações são consideradas por ele como a gota de um balde [...] está assentado sobre o círculo da ter­ra [...] que faz sair o exército de es­trelas, uma por uma, e as chama pelo nome [...]' e faz com que o povo suba com asas como as águias". Acredita­mos já ter escrito o suficiente para aguçar o apetite do leitor para um estudo mais completo sobre o estilo pitoresco de Isaías. Quanto a mim, deixo Isaías com o sentimento ex­presso por Valeton, que assim des­creve o profeta em seu trabalho The prophecies oflsaiah [As profecias de Isaías]: "Talvez nunca houve profe­ta como Isaías, que tinha a cabeça nas nuvens e os pés em terra firme; o coração nas coisas da Eternidade e as mãos e a boca nas temporais; o espírito no conselho eterno de Deus e o corpo num momento bem específico da história".

Extraído All the Parables of the Bible, por
                         Zondervan Publishing House

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog abençoador.

    Bjus, Genis
    http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/
    http://mamaegenis.blogspot.com.br/
    http://blogdagenis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, aceito sim parceria :) Já peguei seu link, agora é só pegar o meu..se quiser pode diminuir a imagem do meu banner ( ela está meio grandinha kk) Beijos !

    ResponderExcluir

Suas palavras são preciosas. Use-as para edificação. Agradeço sua visita e Volte sempre! Não aceito comentários de anonimos. Assine seus comentários, ok?

COMENTE

AS MAIS LIDAS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...